Utilizamos o artigo da autora Mary Stela Ferreira Chueiri intitulado “Concepções sobre a Avaliação Escolar” para refletir sobre algumas discussões acerca do tema. Transcrevemos alguns trechos do artigo que achamos interessante. O artigo na íntegra está disponível em: <http://www.fecra.edu.br/admin/arquivos/_AVALIACAO.pdf>
“A avaliação se faz presente em todos os domínios da atividade humana. O ‘julgar’, o ‘comparar’, isto é, ‘o avaliar’ faz parte de nosso cotidiano, seja através das reflexões informais que orientam as frequentes opções do dia-a-dia ou, formalmente, através da reflexão organizada e sistemática que define a tomada de decisões” (DALBEN, 2005 apud CHUEIRI, 2008, p.51).
Segundo Villas-Boas (1998) apud Chueiri (2008, p.51), “as práticas avaliativas podem, pois, servir à manutenção ou à transformação social. Ainda para a referida autora, a avaliação escolar não acontece em momentos isolados do trabalho pedagógico; ela o inicia, permeia todo o processo e o conclui”.
“[...] a avaliação, como prática escolar, não é uma atividade neutra ou meramente técnica, isto é, não se dá num vazio conceitual, mas é dimensionada por um modelo teórico de mundo, de ciência e de educação, traduzida em prática pedagógica” (CHUEIRI, 2008, p.52).
“[...] o professor interpreta e atribui sentidos e significados à avaliação escolar, produzindo conhecimentos e representações a respeito da avaliação e acerca de seu papel como avaliador, com base em suas próprias concepções, vivências e conhecimentos” (CHUEIRI, 2008, p.52).
A autora utiliza “quatro categorias para a análise da relação entre concepções pedagógicas e os significados de avaliação: ‘Pedagogia Tradicional’, da qual decorre a concepção de que avaliação e exame se equivalem; ‘Pedagogia Tecnicista’, com a concepção de avaliação como medida; a concepção da avaliação como instrumento para a classificação e regulação do desempenho do aluno; e a concepção qualitativa da avaliação” (CHUEIRI, 2008, p.53).
Artigo submetido à apreciação da Associação Brasileira de Avaliação Educacional – Abave.
Estudos em Avaliação Educacional, v. 19, n. 39, jan./abr. 2008
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