O Estágio Supervisionado IV teve uma carga horária dentro da escola um pouco mais extensa do que o Estágio III, com 20 horas de intervenção. Optamos por continuar com o conteúdo Ginástica em nossas aulas, pois a experiência com a quinta série foi muito boa e gostaríamos de experimentar com outra turma para avaliarmos se o resultado seria semelhante.
A turma da quarta série é bastante agitada e gosta de conversar e brincar muito nas aulas, o que às vezes atrapalha o bom andamento da aula e atrasa o planejamento do conteúdo. Optamos por trabalhar nas aulas práticas com a Ginástica Artística e a Acrobática. Nas aulas teóricas trabalhamos o contexto histórico e social da Ginástica, suas modalidades (Artística, Acrobática, Rítmica, Aeróbica e Ginástica de Trampolim) e habilidade específicas para a sua prática (coordenação motora, flexibilidade, equilíbrio, força, agilidade, etc.).
Estabelecemos como objetivo geral para o Estágio IV: Vivenciar e compreender a ginástica de modo cooperativo, como possibilidade de expressão e criação corporal, nos seus aspectos históricos, sociais e culturais.
Como metodologia para as aulas selecionamos os seguintes métodos: debates e discussões em aula; aulas expositivas (utilização de vídeos, fotos e slides); circuito; execução e vivência dos movimentos específicos das ginásticas (individual, duplas ou equipes); montagem e apresentação de coreografia.
Estabelecemos como metas a serem atingidas no Estágio IV:
● Criar estratégias de aula para requerer a atenção e o envolvimento dos alunos;
● Organizar a turma para que a aula seja produtiva e atinja os objetivos propostos;
● Criar estratégias de produção coletiva e minimizar as diferenças entre os gêneros, possibilitando uma maior integração entre eles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário