“A prática da avaliação da aprendizagem, para manifestar-se como tal, deve apontar para a busca do melhor de todos os educandos, por isso é diagnóstica, e não voltada para a seleção de uns poucos, como se comportam os exames. Por si, a avaliação, como dissemos, é inclusiva e, por isso mesmo, democrática e amorosa. Por ela, onde quer que se passe, não há exclusão, mas sim diagnóstico e construção. Não há submissão, mas sim liberdade. Não há medo, mas sim espontaneidade e busca. Não há chegada definitiva, mas sim travessia permanente, em busca do melhor. Sempre!” Cipriano Luckesi O que é mesmo o ato de avaliar a aprendizagem?, Revista Pátio, ano3, n° 12, p.11, 2000. |
É necessário avaliar em Educação Física? Se na maioria das escolas a disciplina não reprova para que avaliar? O blog surgiu a partir da disciplina Estágio III e está tendo continuidade com o Estágio IV. Trabalhamos com o conteúdo Ginástica em nossa intervenção, numa turma de 5ª série, no Estágio III e numa 4ª série, no Estágio IV, na Escola Santa Catarina, em Santa Teresa. Durante as intervenções demos bastante ênfase à avaliação, de modo que esta esteve presente durante todo o processo.
segunda-feira, 16 de maio de 2011
AVALIAÇÃO: Mudança de perspectiva
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