O Coletivo de Autores citado por Silveira e Pinto (2001) vem defender que a avaliação em Educação Física na escola, não deve servir de instrumento de pressão ou de reprovação, mas, ser usada como meio de facilitar o diagnóstico do grau de aprendizagem alcançado pelo aluno e do nível de adequação das metodologias utilizadas, além de ser válida como orientação para o aluno obter concretamente seu próprio grau de apreensão do conhecimento (auto avaliação), servindo de parâmetro para a correção de rumos da prática pedagógica da Educação Física.
“Deve-se superar a perspectiva formal de entendimento da aprendizagem que a reduz a ‘erros e acertos’. E necessário levar em conta que o erro compõe o processo de aprendizagem e faz parte da construção do domínio de novos conhecimentos, habilidades e atitudes” (COLETIVO DE AUTORES, 1992, p.109).
Para o Coletivo de Autores (1992), as práticas avaliativas mecânico-burocráticas (aplicar testes, selecionar alunos, dar notas, detectar talentos) devem ser superadas, dando lugar às práticas criativas que permitam ao aluno o despertar da consciência, de seus saberes e capacidades cognitivas, para que saibam enfrentar e solucionar problemas.
Tenho que deixar um comentário né!
ResponderExcluirEstá ficando mt bom meninas! Principalmente pq vcs estão baseando suas falas em argumentos de autores que tratam do tema! É isso aí! O trabalho está de ótima qualidade!
parabéns!!
bjão
prof. JU